Personal tools
You are here: Home Press and articles Português Zea Partners aborda o pioneirismo do Serpro em Software Livre
Document Actions

Zea Partners aborda o pioneirismo do Serpro em Software Livre

by Nicolas Bossut last modified 2007-03-05 11:03

Em matéria divulgada em seu portal, a organização descreve a importância do Serpro no cenário brasileiro de tecnologia, seu relevante papel na comunidade de Software Livre e ilustra o extenso e pioneiro trabalho da Empresa com a tecnologia Zope Plone.

A Zea Partners (Zea) é um uma organização sem fins lucrativos que busca estabelecer uma rede de parceria comercial entre empresas que utilizam as tecnologias Zope, Plone e Silva.

Confira uma tradução do inglês para o português:

Plone Open Source: uma solução líder no setor público brasileiro

O Serpro, o principal provedor de soluções de TI do Governo Brasileiro, está utilizando ativamente Zope Plone como sua principal ferramenta para construção de soluções web de gerenciamento de conteúdo. O Serpro tem um expressiva lista de referências e logo estará lançando seu quinquagésimo portal de Governo.

Atuando como uma instituição líder de tecnologia da informação no Governo Federal Brasileiro, o Serpro é provedor de muitos serviços chaves para a décima economia mundial.

A Empresa é responsável por todos os serviços de TI do Ministério da Fazenda e peça chave para sistemas de informação do governo federal. Suas Principais áreas de atuação são desenvolvimento de aplicações para o governo, serviços de comunicação e redes e consultoria, soluções de portais para internet e intranet do governo federal.

Em 2002, o Serpro avaliou a possibilidade de construir novas plataformas de TI. “Nós iríamos selecionar uma solução proprietária”, explica Giuseppe Romagnoli, consultor da área Tecnológica do Serpro, “mas a mudança no governo Brasileiro nos deu a real oportunidade de selecionar soluções em software livre. Depois de avaliarmos algumas soluções livres, nós conhecemos o Zope e Plone no 4° Forúm Internacional de Software Livre”.

Acompanhando o incentivo do presidente Lula da Silva em direção a adoção do SL no governo, o Serpro definiu o Plone como a sua solução oficial para portais. Giuseppe Romagnoli enfatizou: “Plone é uma solução profissional e de alto nível, tão boa quanto qualquer solução proprietária. Na verdade podemos dizer que o Plone é melhor que muitas delas”.

Desde a entrevista feita, durante o Plone Conference em 2004, o Serpro produziu um expressivo número de portais em Zope/Plone e intranets, incluindo:

  • O portal da Presidência da República: É o portal responsável por todos os assuntos relacionados a presidência do Brasil e sobre os principais programas de governo.
  • Portal BrasilGov: É o portal oficial brasileiro que cuida de toda as informações sobre os cidadãos. Este portal tem a maior parte de seu conteúdo em 3 línguas, Português, Inglês e Espanhol. O sítio é muito importante para o governo brasileiro como um forte canal entre governo e cidadão. O Brasilgov foi premiado entre os 5 melhores sítios no IBEST2006.
  • Intranet Governo: Este portal foi criado pelo ministério do Planejamento com o objetivo principal de ser um ambiente virtual seguro e de acesso restrito, para prover um ambiente de colaboração para a administração pública federal. Ele oferece as ferramentas necessárias para as gerenciamento de atividades e informação e acesso a muitas aplicações utilizadas pelo Presidente da República, Ministros de Estados, Secretários, diretores e gerentes de empresas do governo.
  • Portal do Serpro: Os objetivos deste portal são disseminar a missão do Serpro, seus serviços e prover conteúdo de notícias e eventos sobre o governo federal ligadas a tecnologia da informação. O portal também é um canal para a publicação de chamadas para editais relacionados as atividades do Serpro.
  • Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT): O portal agrega todas as informações importantes sobre as rodovias, ferroviais, hidrovias e portos.
  • Seae: O sistema brasileiro para politica econômica de competição de preços é composto pela Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE) do Ministério da Fazenda. O Seae tem funções analíticas e investigativas e é responsável por emitir opiniões independentes em processos de associações e casos de praticas anti-competitivas. Qualquer um pode facilmente ter acesso as informações mais importantes sobre a política de competição no Brasil e no mundo (através dos links sobre as autoridades relacionadas a competição no âmbito mundial). O portal do Seae tem informações sobre a legislação anti-trust, guias de associações Seae e SDE, notícias da imprensa, artigos e relatórios anuais sobre as atividades da secretaria.
  • Portal de Inclusão Digital: Este portal está ligado a um projeto que visa dar acesso à Internet a 3000 escolas públicas em áreas pobres do pais. O Serpro desenvolveu o Portal de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações que permite ao cidadão acompanhar o processo de implantação dos pontos de acesso a internet nas cidades brasileiras com baixa renda.
  • Software Livre: Zope e Plone são as tecnologias que estão por trás do primeiro portal do governo dedicado a divulgar as iniciativas do Governo Brasileiro em Sofware Livre.
  • Codevasf: Este portal foi criado para uma organização do governo responsável pelos controle dos recursos naturais do Vale do Rio São Francisco e Parnaíba.

Comunicação Empresarial do Serpro, 2 de março de 2007

Source

http://www.zeapartners.org/press/pt/serpro